INSEJEC - Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo

40 dias de jejum e oração!

Um tempo especial de oração por nosso Brasil.

Amado Corpo de Cristo,

É imperativo que nós oremos e jejuemos fielmente durante a campanha eleitoral de 2014. Carecemos de mudança em todas as esferas da Nação. Todavia nossa suprema esperança e confiança estão em Deus, e não nos resultados das eleições!

As questões espirituais e morais que o Brasil enfrenta não serão resolvidas no Planalto, no Congresso, ou no Supremo Tribunal Federal. O que o Brasil precisa é um grande despertar espiritual como plataforma de transformação! A Igreja deve experimentar um avivamento que a desperte para o poder transformador que Jesus Cristo produz na vida de indivíduos e nações. Tal despertar espiritual no seio da Igreja de Cristo tem o poder de gerar a verdadeira mudança política e cultural na sociedade.

Se assim é, por que devemos orar pelas eleições? Há uma série de motivos. Eis alguns:

• A Bíblia nos ordena a orar por aqueles que estão em posição de autoridade. Isto inclui aqueles que estão disputando a eleição para um cargo no legislativo ou executivo, pois dentre eles virão as novas autoridades para os próximos quatro anos.

• Líderes tementes a Deus, capazes e íntegros, podem ajudar a conservar os valores morais na sociedade: “O temor de Yahweh é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem Seus preceitos demonstram bom senso” (Salmo 11:10).

• A Palavra de Deus declara que “a justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos”(Provérbios 14:34). A eleição de governantes que lideram de acordo com os padrões justos de Deus pode trazer grande bênção para a nação.

• O sábio declara: “Não havendo sábia direção, toda a nação é arruinada; o que a pode restaurar é o conselho de muitos sábios” (Provérbios 11:14). O Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas deveriam ser colegiados de sábios. Presidente e Governadores devem se cercar de conselheiros sábios.

PRECISAMOS ORAR AGORA

Há várias maneiras de você usar este guia de oração:

  • Divulgue-o para que o maior número de cristãos se envolva em oração.
  • Ore em sua devocional diária. Na reunião da célula ou pequenos grupos de oração. Em reuniões da igreja. Vamos nos unir diante do Trono pedindo a Deus que Sua vontade impere nas próximas eleições.
  • Permita que o Espírito Santo o(a) leve para além do conteúdo do guia de oração. Haverá muitas vezes em que este guia será apenas um despertar para áreas que o Espírito trará ao seu coração para gerar.
  • Deixe-se ser conduzido pelo Espírito Santo a momentos mais profundos de intercessão pela nossa Pátria.

SETE MOTIVOS DIÁRIOS DE ORAÇÃO PELAS ELEIÇÕES

Patrick Josué, diretor da Rede Nacional de Oração para a Índia e uma figura paterna para o movimento de oração naquela nação, acredita que, como resultado das orações fervorosas de pessoas de fé, Deus tocou o coração dos eleitores e um espírito de convicção corporativa veio sobre o povo da Índia. Os resultados foram os mais dramáticos.

Cremos que este é o segredo para uma virada em nossa nação cansada dos mais diversos desmandos. As escolhas diante de nós no dia 05 de outubro são da maior importância. Seus resultados afetarão a vida de todos de forma negativa ou positiva. Precisamos, pois, buscar o favor de Deus para nossa nação no espírito de quebrantamento de Joel:Santificai um jejum, convocai uma assembleia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.” (1:14)

Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento. Chorem os sacerdotes, ministros de Yahweh, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Yahweh, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?” (2:15-17).

1. CANDIDATOS

Ore para que homens e mulheres de justiça, escolhidos por Deus, sejam eleitos para a Presidência da República, Senado,  Câmara de Deputados Federais, Governadores e Deputados Estaduais. “A justiça engrandece as nações, mas o pecado é a vergonha para qualquer povo” (Provérbios 14:34 BKJ). “Quando os justos governam, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme”(Provérbios 29:2).

Os candidatos a cargos públicos, especialmente em níveis mais altos, colocam-se a si mesmos e suas famílias em meio a um rigoroso processo que traz todos os aspectos de suas vidas à vista do público. São alvo de todo tipo de escrutínio público e muitas vezes um jogo sujo de calúnia e mentiras. Carecem de proteção e estrutura emocional para o embate.

Ore hoje pelos candidatos do Brasil para que:

• Assumam posições corajosas pela justiça, vida e família, mesmo quando não forem bem recebidos.

• Suas famílias sejam protegidas de danos e exposição desnecessários.

• Sejam cercados de conselheiros sábios e piedosos.

• Eles se concentrem em seus discursos nos problemas que enfrentamos como nação, propostas de mudança e não em ataques pessoais a outros candidatos.

COORDENADORES E EQUIPES DE CAMPANHA: Ore para que todos os envolvidos no processo eleitoral sirvam com honestidade e integridade de coração. “Deus tem ódio das balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer”(Provérbios 11:1 BKJ).

2. ELEITORES

Ore para que cada cidadão seja convencido a votar em homens e mulheres de justiça, escolhidos por Deus. “O Espírito de Yahweh repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que proporciona o verdadeiro saber, o amor e o temor do SENHOR. O amor reverente a Yahweh será a fonte da sua inspiração. Ele não julgará segundo a aparência, tampouco decidirá com base no que ouviu dizer” (Isaías 11: 2-3 BKJ).

O voto no Brasil é obrigatório. A falta de educação política permite que muitos sejam induzidos a votar por motivos alheios aos reais interesses da nação. Muitos se deixam comprar. Requer-se eleitores educados, que examinem os candidatos e suas propostas com isenção e votem no que é melhor para a nação e não por interesses próprios. Precisamos orar muito por esse processo de educação política dos eleitores.

Ore hoje pelo eleitores do Brasil para que:

• Busquem de Deus Sabedoria para votar nas pessoas certas (Tiago 1:5).

• O auto-interesse seja deixado de lado para o bem comum.

• Haja discernimento entre a verdade e a falsidade

3. INTERCESSORES

Ore para que Deus energize e capacite Seu povo, despertando-o dia e noite em intensa intercessão durante esta temporada de jejum e oração. “E derramarei sobre a casa de Davi e os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de súplicas… “ (Zacarias 12:10).

  • Oe para que Deus levante um grande exército de intercessores com peso pela nação.
  • Clame para que um grande número de ministérios se una diante do Trono pelo Brasil, usando as armas do jejum e da oração.
  • Ore para que sejam fortalecidos e permaneçam inabaláveis enquanto se colocam na brecha pela nação.

 

4. A IGREJA: Ore para que a Igreja seja inteiramente despertada, engajada e capacitada durante esta época crítica da política brasileira. Que ela entenda a urgência e a importância destas eleições e suas implicações para o avanço dos propósitos de Deus em nossa nação e em todo o mundo. Que ela busque votar em linha com o que está no coração de Deus. “…As bases do seu governo serão a verdade e a justiça, desde agora e para sempre, o zelo do SENHOR dos Exércitos, fará com que tudo isso se realize.” (Isaías 9:7b BKJ).

A Igreja é muitas vezes desprezada pelos políticos, que só pensam nela em termos de votos durante as eleições. Mas o Senhor da Igreja tem uma perspectiva completamente diferente sobre o Seu povo. Paulo escreve: A intenção dessa graça era que agora, mediante a Igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades…”(Em Efésios 3:10).

Ainda que o mundo não o reconheça, através da justiça, da oração e do poder do Espírito Santo, a Igreja libera a bênção e a sabedoria de Deus. Ela é poderoso agente de transformação de qualquer cultura.

Ore hoje para que a Igreja no Brasil:

• Tenha os olhos abertos para ver a esperança para a qual somos chamados (Efésios 1:18).

• Busca votar na dependência do Espírito Santo, em temor.

• Os crentes creiam que seu voto vai fazer a diferença e votem com senso de responsabilidade.

• Prove um espírito de arrependimento e humildade a favor da nação.

5. A MÍDIA

Em nossos dias de cobertura de notícias 24 horas, os meios de comunicação têm assumido um papel enorme em nosso processo eleitoral. Os meios de comunicação muitas vezes esquecem o seu papel de informar e relatar e têm se tornado apoiadores ou opositores, mesmo quando tentam negar esse papel. Intensificar a oração pela mídia, para que não seja tendenciosa, é um meio essencial de os cristãos impactarem uma eleição.

Ore hoje para que os meios de comunicação no Brasil:

• Sejam verdadeiros e façam uma cobertura das eleições com isenção.

• Que a polarização e preconceito da mídia desapareça.

• Que os cristãos recebam uma cobertura justa em todas as reportagens e noticiários.

• Que a esperança se torne uma parte da mensagem dos meios de comunicação.

6. GUERRA ESPIRITUAL EM TORNO DAS ELEIÇÕES

Nada é conseguido no Reino de Deus, sem guerra. Isso inclui a eleição de indivíduos justos para a liderança de uma nação sobre a qual as nações do planeta têm voltado seu olhar. Quando oramos, podemos esperar ataque inimigo de várias maneiras. Haverá ataques contra candidatos e suas famílias, assessores dos candidatos, na mídia, na Igreja, e até na própria nação. Alguns serão claramente espirituais, enquanto outros ataques podem ter manifestações físicas. Nosso chamado é para ter grande discernimento enquanto oramos e permanecer na força da vitória de Cristo.

Ore hoje em torno das questões de guerra espiritual envolvidas na eleição, tais como:

  • Grande consciência e discernimento para os intercessores e o povo do Senhor enquanto oram pelas eleições. Sejam em tudo guiados pelo Espírito.
  • A proteção física para todos os candidatos e suas famílias ao longo deste período de campanha. Apliquemos o sangue do Cordeiro às suas vidas.
  • Uma forte cerca de proteção em torno da própria nação durante este tempo de decisão.
  • O operação da espada do Espírito em todo o país, julgando os pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4:12).

7. NOSSA NAÇÃO

Ore para que os planos e propósitos de Deus para a nossa nação sejam estabelecidos durante este período eleitoral. Ore para que sejamos uma nação que segue a Deus e é uma bênção para as nações da terra. “Venha o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10).

Em última análise, qualquer que seja a área ou ênfase de oração, devemos centrar-nos no propósito de Deus. Jesus ensinou a orar: “Venha o Teu reino, seja feita Tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10). Quando oramos por algo tão importante como as eleições nacionais, devemos abdicar dos nossos próprios desejos e ter os desejos de Deus. O que realmente queremos é que os propósitos do Senhor sejam alcançados em e através de nossa nação. Todos os nossos pedidos devem ser expressos em palavras e pensamentos que sintonizem nossos corações com o Reino de Deus.

  • Ore hoje para que os propósitos de Deus se realizem nas eleições brasileiras.
  • Ore para que o Brasil busque em primeiro lugar o Reino de Deus.
  • Ore para que os resultados das eleições de 2014 agradem ao Senhor e atraiam a Sua bênção sobre esta nação.

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14).

 

Por um Brasil redimido,

Valnice Milhomens

Não deixe de acessar o site de Ore Pelo Brasil para conferir mais novidades, direcionamentos e estratégias.

+ Novidades