Guia de Oração: Eleições 2014

Postado Por em ago 25, 2014 | 14 comments


englishversion

 

Amado Corpo de Cristo,

É imperativo que nós oremos e jejuemos fielmente durante a campanha eleitoral de 2014. Carecemos de mudança em todas as esferas da Nação. Todavia nossa suprema esperança e confiança estão em Deus, e não nos resultados das eleições!

As questões espirituais e morais que o Brasil enfrenta não serão resolvidas no Planalto, no Congresso, ou no Supremo Tribunal Federal. O que o Brasil precisa é um grande despertar espiritual como plataforma de transformação! A Igreja deve experimentar um avivamento que a desperte para o poder transformador que Jesus Cristo produz na vida de indivíduos e nações. Tal despertar espiritual no seio da Igreja de Cristo tem o poder de gerar a verdadeira mudança política e cultural na sociedade.

Se assim é, por que devemos orar pelas eleições? Há uma série de motivos. Eis alguns:

• A Bíblia nos ordena a orar por aqueles que estão em posição de autoridade. Isto inclui aqueles que estão disputando a eleição para um cargo no legislativo ou executivo, pois dentre eles virão as novas autoridades para os próximos quatro anos.

• Líderes tementes a Deus, capazes e íntegros, podem ajudar a conservar os valores morais na sociedade: “O temor de Yahweh é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem Seus preceitos demonstram bom senso” (Salmo 11:10).

• A Palavra de Deus declara que “a justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos”(Provérbios 14:34). A eleição de governantes que lideram de acordo com os padrões justos de Deus pode trazer grande bênção para a nação.

• O sábio declara: “Não havendo sábia direção, toda a nação é arruinada; o que a pode restaurar é o conselho de muitos sábios” (Provérbios 11:14). O Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas deveriam ser colegiados de sábios. Presidente e Governadores devem se cercar de conselheiros sábios.

PRECISAMOS ORAR AGORA

Há várias maneiras de você usar este guia de oração:

  • Divulgue-o para que o maior número de cristãos se envolva em oração.
  • Ore em sua devocional diária. Na reunião da célula ou pequenos grupos de oração. Em reuniões da igreja. Vamos nos unir diante do Trono pedindo a Deus que Sua vontade impere nas próximas eleições.
  • Permita que o Espírito Santo o(a) leve para além do conteúdo do guia de oração. Haverá muitas vezes em que este guia será apenas um despertar para áreas que o Espírito trará ao seu coração para gerar.
  • Deixe-se ser conduzido pelo Espírito Santo a momentos mais profundos de intercessão pela nossa Pátria.

SETE MOTIVOS DIÁRIOS DE ORAÇÃO PELAS ELEIÇÕES

Patrick Josué, diretor da Rede Nacional de Oração para a Índia e uma figura paterna para o movimento de oração naquela nação, acredita que, como resultado das orações fervorosas de pessoas de fé, Deus tocou o coração dos eleitores e um espírito de convicção corporativa veio sobre o povo da Índia. Os resultados foram os mais dramáticos.

Cremos que este é o segredo para uma virada em nossa nação cansada dos mais diversos desmandos. As escolhas diante de nós no dia 05 de outubro são da maior importância. Seus resultados afetarão a vida de todos de forma negativa ou positiva. Precisamos, pois, buscar o favor de Deus para nossa nação no espírito de quebrantamento de Joel: Santificai um jejum, convocai uma assembleia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.” (1:14)

Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento. Chorem os sacerdotes, ministros de Yahweh, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Yahweh, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?” (2:15-17).

1. CANDIDATOS

Ore para que homens e mulheres de justiça, escolhidos por Deus, sejam eleitos para a Presidência da República, Senado,  Câmara de Deputados Federais, Governadores e Deputados Estaduais. “A justiça engrandece as nações, mas o pecado é a vergonha para qualquer povo” (Provérbios 14:34 BKJ). “Quando os justos governam, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme”(Provérbios 29:2).

Os candidatos a cargos públicos, especialmente em níveis mais altos, colocam-se a si mesmos e suas famílias em meio a um rigoroso processo que traz todos os aspectos de suas vidas à vista do público. São alvo de todo tipo de escrutínio público e muitas vezes um jogo sujo de calúnia e mentiras. Carecem de proteção e estrutura emocional para o embate.

Ore hoje pelos candidatos do Brasil para que:

• Assumam posições corajosas pela justiça, vida e família, mesmo quando não forem bem recebidos.

• Suas famílias sejam protegidas de danos e exposição desnecessários.

• Sejam cercados de conselheiros sábios e piedosos.

• Eles se concentrem em seus discursos nos problemas que enfrentamos como nação, propostas de mudança e não em ataques pessoais a outros candidatos.

COORDENADORES E EQUIPES DE CAMPANHA: Ore para que todos os envolvidos no processo eleitoral sirvam com honestidade e integridade de coração. “Deus tem ódio das balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer”(Provérbios 11:1 BKJ).

2. ELEITORES

Ore para que cada cidadão seja convencido a votar em homens e mulheres de justiça, escolhidos por Deus. “O Espírito de Yahweh repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que proporciona o verdadeiro saber, o amor e o temor do SENHOR. O amor reverente a Yahweh será a fonte da sua inspiração. Ele não julgará segundo a aparência, tampouco decidirá com base no que ouviu dizer” (Isaías 11: 2-3 BKJ).

O voto no Brasil é obrigatório. A falta de educação política permite que muitos sejam induzidos a votar por motivos alheios aos reais interesses da nação. Muitos se deixam comprar. Requer-se eleitores educados, que examinem os candidatos e suas propostas com isenção e votem no que é melhor para a nação e não por interesses próprios. Precisamos orar muito por esse processo de educação política dos eleitores.

Ore hoje pelo eleitores do Brasil para que:

• Busquem de Deus Sabedoria para votar nas pessoas certas (Tiago 1:5).

• O auto-interesse seja deixado de lado para o bem comum.

• Haja discernimento entre a verdade e a falsidade

3. INTERCESSORES

Ore para que Deus energize e capacite Seu povo, despertando-o dia e noite em intensa intercessão durante esta temporada de jejum e oração. “E derramarei sobre a casa de Davi e os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de súplicas… “ (Zacarias 12:10).

  • Oe para que Deus levante um grande exército de intercessores com peso pela nação.
  • Clame para que um grande número de ministérios se una diante do Trono pelo Brasil, usando as armas do jejum e da oração.
  • Ore para que sejam fortalecidos e permaneçam inabaláveis enquanto se colocam na brecha pela nação.

 

4. A IGREJA: Ore para que a Igreja seja inteiramente despertada, engajada e capacitada durante esta época crítica da política brasileira. Que ela entenda a urgência e a importância destas eleições e suas implicações para o avanço dos propósitos de Deus em nossa nação e em todo o mundo. Que ela busque votar em linha com o que está no coração de Deus. “…As bases do seu governo serão a verdade e a justiça, desde agora e para sempre, o zelo do SENHOR dos Exércitos, fará com que tudo isso se realize.” (Isaías 9:7b BKJ).

A Igreja é muitas vezes desprezada pelos políticos, que só pensam nela em termos de votos durante as eleições. Mas o Senhor da Igreja tem uma perspectiva completamente diferente sobre o Seu povo. Paulo escreve: A intenção dessa graça era que agora, mediante a Igreja, a multiforme sabedoria de Deus se tornasse conhecida dos poderes e autoridades…” (Em Efésios 3:10).

Ainda que o mundo não o reconheça, através da justiça, da oração e do poder do Espírito Santo, a Igreja libera a bênção e a sabedoria de Deus. Ela é poderoso agente de transformação de qualquer cultura.

Ore hoje para que a Igreja no Brasil:

• Tenha os olhos abertos para ver a esperança para a qual somos chamados (Efésios 1:18).

• Busca votar na dependência do Espírito Santo, em temor.

• Os crentes creiam que seu voto vai fazer a diferença e votem com senso de responsabilidade.

• Prove um espírito de arrependimento e humildade a favor da nação.

5. A MÍDIA

Em nossos dias de cobertura de notícias 24 horas, os meios de comunicação têm assumido um papel enorme em nosso processo eleitoral. Os meios de comunicação muitas vezes esquecem o seu papel de informar e relatar e têm se tornado apoiadores ou opositores, mesmo quando tentam negar esse papel. Intensificar a oração pela mídia, para que não seja tendenciosa, é um meio essencial de os cristãos impactarem uma eleição.

Ore hoje para que os meios de comunicação no Brasil:

• Sejam verdadeiros e façam uma cobertura das eleições com isenção.

• Que a polarização e preconceito da mídia desapareça.

• Que os cristãos recebam uma cobertura justa em todas as reportagens e noticiários.

• Que a esperança se torne uma parte da mensagem dos meios de comunicação.

6. GUERRA ESPIRITUAL EM TORNO DAS ELEIÇÕES

Nada é conseguido no Reino de Deus, sem guerra. Isso inclui a eleição de indivíduos justos para a liderança de uma nação sobre a qual as nações do planeta têm voltado seu olhar. Quando oramos, podemos esperar ataque inimigo de várias maneiras. Haverá ataques contra candidatos e suas famílias, assessores dos candidatos, na mídia, na Igreja, e até na própria nação. Alguns serão claramente espirituais, enquanto outros ataques podem ter manifestações físicas. Nosso chamado é para ter grande discernimento enquanto oramos e permanecer na força da vitória de Cristo.

Ore hoje em torno das questões de guerra espiritual envolvidas na eleição, tais como:

  • Grande consciência e discernimento para os intercessores e o povo do Senhor enquanto oram pelas eleições. Sejam em tudo guiados pelo Espírito.
  • A proteção física para todos os candidatos e suas famílias ao longo deste período de campanha. Apliquemos o sangue do Cordeiro às suas vidas.
  • Uma forte cerca de proteção em torno da própria nação durante este tempo de decisão.
  • O operação da espada do Espírito em todo o país, julgando os pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4:12).

7. NOSSA NAÇÃO

Ore para que os planos e propósitos de Deus para a nossa nação sejam estabelecidos durante este período eleitoral. Ore para que sejamos uma nação que segue a Deus e é uma bênção para as nações da terra. “Venha o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10).

Em última análise, qualquer que seja a área ou ênfase de oração, devemos centrar-nos no propósito de Deus. Jesus ensinou a orar: “Venha o Teu reino, seja feita Tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10). Quando oramos por algo tão importante como as eleições nacionais, devemos abdicar dos nossos próprios desejos e ter os desejos de Deus. O que realmente queremos é que os propósitos do Senhor sejam alcançados em e através de nossa nação. Todos os nossos pedidos devem ser expressos em palavras e pensamentos que sintonizem nossos corações com o Reino de Deus.

  • Ore hoje para que os propósitos de Deus se realizem nas eleições brasileiras.
  • Ore para que o Brasil busque em primeiro lugar o Reino de Deus.
  • Ore para que os resultados das eleições de 2014 agradem ao Senhor e atraiam a Sua bênção sobre esta nação.

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14).

 

Por um Brasil redimido,

Valnice Milhomens

 

P.S. No postagem a seguir: FOCO DE ELEIÇÕES 2014 você encontra textos bíblicos e focos de oração escritos pelo Ap. Hudson Medeiros de Brasil de Joelhos.

14 Comentários

  1. Com alegria me uno ao exército, com quem o Todo-Poderoso pode contar, especialmente no contexto tão significativo e decisivo para o nosso Brasil. Certamente nos colocaremos sobre a nossa torre de vigia e vigiaremos, e após esses 40 dias teremos a resposta do Senhor nas urnas espalhadas em todo nosso abençoado território. Aleluia, VENHA O TEU REINO OH ETERNO.

    Post a Reply
  2. Receberemos diariamente os motivos de oração?

    obrigada,

    Andréa Carvalho

    Post a Reply
  3. A paz do Senhor Jesus Cristo, sou membro da Igreja Batista da Lagoinha estou em São Paulo junto com este proposito

    Post a Reply
  4. Deus seja louvado pela inspiração que Ele tem dado a este abençoado Ministério levando o povo de Deus, a Igreja do Senhor Jesus, a permanecer na brecha em intercessão por nossa nação e especificamente nesta ocasião tão importante e significativa para o destino da nossa Pátria amada. Realmente, se amamos a nossa Pátria precisamos cuidar dela em todos os aspectos, e nos unirmos em oração por ela, como Corpo, num só propósito, numa só fé, em nome do Senhor Jesus, além de darmos o nosso voto consciente, isto fará toda diferença, para a glória de Deus.
    Foi muito edificante para mim e com certeza para meu ministério visitar esta página.

    Post a Reply
  5. A paz queridos,
    sera que podem me enviar o resumo dos alvos de oração

    Post a Reply
  6. Aleluia! Apostola a senhora tem sido um vaso nas mãos do Senhor, porta voz do Senhor! Que o Espírito Santo continue a te guiar em sabedoria e obediência. Te amo, saudades.

    Post a Reply
  7. Precisamos como cristãos que somos nos posicionar para que tenhamos uma nação mais justa e por esta causa nos colocamos de joelhos.
    Feliz é a nação cujo o DEUS é o SENHOR.

    Post a Reply
  8. Por uma nação aos pés de Jesus

    A igreja se deseja interferir de fato nas eleições deve enviar intercessores, não militantes pra fazer boca de urna.

    Post a Reply
    • Cris,
      Cada um dará conta à Deus do que fizer além do que ele determinou. Eu não li aqui nenhuma instrução pra votar em “x” ou “y” senão somente para orarmos e votarmos em gente comprometida com o reino, acho q estamos fazendo o certo. O mais importante agora é fazer a SUA parte, não causar divisão? Deixe o julgamento pra Deus, pq só Ele sabe qual função ele deu pra cada servo. Qual é a sua?

      Post a Reply
  9. Estamos juntos nessa… Estou em jejum e oração pela redenção da nossa nação! Que venha o reino de Deus e seja feita a vontade Dele aqui na Terra como é feita no céu! O Brasil é do Senhor Jesus, e dizemos que queremos o Brasil como herança… Deus nos diz em Sua palavra: Aonde pisardes a planta dos vossos pés, vos é dado… e nos lançamos mão dessa palavra e te pedimos, Senhor: dá nos essa terra, dá-nos o Brasil, como herança!
    Te queremos como Rei, Senhor, sobre a nossa nação! Queremos o Teu governo sobre Brasília! Venha e abale principados e potestades que há tempo tem oprimido nosso povo!
    Vem, Vencedor Guerreiro em batalhas… Pq nessas eleições Teu nome será glorificado e todos verão quão grande é o nosso Deus!
    Aleluia!

    Post a Reply
  10. Gostaria de que me dessem indicações a respeito para quem devo dar meu voto. Embora eu seja uma pessoa que adora e teme o Senhor DEUS, eu não conheço nenhum candidato, pois para mim, política sempre foi sinonimo de corrupção. Mas em obediência ao Senhor meu DEUS, terei de votar. Por favor me ajude! Que o Senhor DEUS os abençoe em nome do Senhor JESUS!!!

    Post a Reply
  11. Paz queridos,
    Queremos o Teu governo sobre o Brasil! Queremos que o Brasil seja tocado por Ti, através do governo dos Teus filhos para que Tu sejas engrandecido e reconhecido como o Único Deus e Senhor desta nação.

    Ps. Apóstola Valnice. Que o Senhor te proteja e te guarde em todos os teus caminhos. Abraços!!

    Post a Reply

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>