INSEJEC - Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo

Restaurando o Altar

É tempo de restauração!

1 Reis 18:1;30-38, 41-45

Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: “Vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra”.

30 Então Elias disse a todo o povo: “Aproximem-se de mim”. O povo aproximou-se, e Elias reparou o altar do Senhor, que estava em ruínas.

31 Depois apanhou doze pedras, uma para cada tribo dos descendentes de Jacó, a quem a palavra do Senhor tinha sido dirigida, dizendo-lhe: “Seu nome será Israel”.

32 Com as pedras construiu um altar em honra ao nome do Senhor e cavou ao redor do altar uma valeta na qual poderiam ser semeadas duas medidas[a] de sementes.

33 Depois arrumou a lenha, cortou o novilho em pedaços e o pôs sobre a lenha. Então lhes disse: “Encham de água quatro jarras grandes e derramem-na sobre o holocausto e sobre a lenha”.

34 “Façam-no novamente”, disse, e eles o fizeram de novo. “Façam-no pela terceira vez”, ordenou, e eles o fizeram pela terceira vez.

35 A água escorria do altar, chegando a encher a valeta.

36 À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente do altar e orou: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua.

37 Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti”.

38 Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta.

 41 E Elias disse a Acabe: “Vá comer e beber, pois já ouço o barulho de chuva pesada”.

42 Então Acabe foi comer e beber, mas Elias subiu até o alto do Carmelo, dobrou-se até o chão e pôs o rosto entre os joelhos.

43 “Vá e olhe na direção do mar”, disse ao seu servo. E ele foi e olhou. “Não há nada lá”, disse ele. Sete vezes Elias mandou: “Volte para ver”.

44 Na sétima vez o servo disse: “Uma nuvem tão pequena quanto a mão de um homem está se levantando do mar”. Então Elias disse: “Vá dizer a Acabe: Prepare o seu carro e desça, antes que a chuva o impeça”.

45 Enquanto isso, nuvens escuras apareceram no céu, começou a ventar e a chover forte, e Acabe partiu de carro para Jezreel.

INTRODUÇÃO

YHWH quer mandar chuva sobre a terra, mas antes de enviar a chuva, Ele manda o profeta Elias ao encontro de Acabe e os profetas de Baal para um confronto. Não havia chuva em decorrência do direito legal que este principado tinha sobre a nação. Ele ganhava força com a prática da idolatria, feitiçaria, imoralidade. Baal era conhecido como o deus da fertilidade e da chuva. YHWH fechou o céu e disse: “Não vai chover”(1 Reis 17:1).

Em  Sua soberania decidiu enviar a chuva e chama o profeta para estrategicamente derribar este principado.

Chegou o tempo das chuvas de avivamento! Há inúmeras vozes intitulando-se de deus e trazendo falsos ensinos e doutrinas para manter o povo nas trevas. Mas YHWH diz: “É tempo de chuva! Levantem-se os profetas para o confronto!”

RESTAURAÇÃO DO ALTAR

Antes do confronto Elias faz algo, ele restaura o altar de YHWH. O altar é nossa vida e preciso restaurar o altar antes da batalha. Elias toma 12 pedras!

1. Arrependimento – Atos 17:30

“No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.”

Sem arrependimento e confissão não há perdão de pecado. Pecado é o que nos separa de Deus. Todos somos chamados a um arrependimento diário. Arrependimento significa mudança de pensamento, mudança de sentimento, mudança de atitude. Muitas vezes permitimos o pecado na nossa vida – comentário malicioso, mentira, acepção de pessoas, inveja, egoísmo, orgulho, inimizade ….  Devemos clamar por um arrependimento verdadeiro que nos leve a uma mudança real!

Salmos 24 declara: “Quem subirá ao monte de YHWH, ou quem estará no Seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma a vaidade, nem jura enganosamente.”

2. Quebrantamento – Salmos 51:17

“Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.”

Coração que se quebra, que se dobra diante de Deus reconhecendo suas falhas e reconhecendo a verdade absoluta da Palavra e que está pronto para mudar. Todos estamos no processo de mudança. YHHW vai nos refinar e este refinamento ocorre com o passer do tempo e através de várias situações. O crescimento é um processo – inclui fracassos, duras lições e também o quebrantamento. Tudo está no controle de YHWH.

3. Adoração – João 4:23-24

“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

O homem é um adorador por natureza e foi criado para adorar a Deus, ter um relacionamento íntimo com Seu Criador. Mesmo com a queda, o homem não perdeu esta capacidade. Por isto, como está separado de Deus, ele vai buscar algo que seja objeto de sua adoração. Encontramos uma expressão usada comumente: “adoro isto, adoro aquilo….”

A pedra da adoração verdadeira precisa ser restaurada. A Palavra diz que Deus procura os verdadeiros adoradores. Somos chamados a entrar na dimensão da adoração e tocar o trono de YHWH, onde o senso de Sua presença nos domine e o Seu temor encha o nosso coração e todo o nosso ser. Que possamos contemplá-lo  em toda a Sua grandeza, eternidade, amor, santidade, justiça, misericórdia …..

Precisamos na força do Senhor, no Seu poder e autoridade derrubar os ídolos do nosso coração, pois YHWH abomina a idolatria em todas as suas formas.

4. Oração – 1 Tessalonicenses 5:17

“Orai sem cessar.”

Oração é comunhão com Deus, é intimidade. É uma via de mão dupla – falamos com Deus mas também vamos ouvi-lO. A oração é o método estabelecido por YHWH para que possamos nos comunicar com Ele. O desejo do Pai é que cresçamos na nossa vida de oração. É preciso entrar no reino do espírito para ouvir a Deus. Tudo o que Elias fez foi debaixo do comando de YHWH e por isto funcionou – 1 Rs 18:1, 36.

Começamos orando muito e vamos continuar. Hoje podemos contemplar o resultado de muitas intercessões, mas Deus tem mais!

5. Obediência – 1 Samuel 15:22

“Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.”

Há um chamado de Deus à obediência! Na obediência abrimos as portas das bênçãos de YHWH sobre as nossas vidas. Obedecer a Deus, a Palavra, aos líderes.

Foi devido a falta de obediência que o pecado entrou no mundo. Deus chamou a obediência parcial de Saul de desobediência e por conta disto ele perdeu o reino.

Quando YHWH nos manda voltar para Jerusalém, nos manda voltar a obediência inquestionável da Palavra.

6. Submissão – Tiago 4:7a

“Portanto, submetam-se a Deus.”

Disposição para aceitar um estado de dependência. Aceitar verdadeiramente o propósito, a vontade e a Palavra de Deus para as nossas vidas.

Lembre-se: Deus vê o coração!

Somos chamados a submetermo-nos a Deus, ao Seu Senhorio, ao Seu governo, à Sua vontade, ao Seu plano e propósito.

7. Fidelidade – Apocalipse 2:10b

“Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.”

Fidelidade significa qualidade de fiel, lealdade. Fiel – que cumpre aquilo que se obriga, leal, que não falha, que não muda, verdadeiro.

Esta é uma marca do caráter de Cristo e um aspecto do fruto do Espírito. Deus nos chama a sermos fieis:

Fiel a Deus

Fiel no serviço a Deus, na obra que fazemos – “Esses homens fizeram o trabalho com fidelidade. Eram dirigidos por Jaate e Obadias, levitas descendentes de Merari, e por Zacarias e Mesulão, descendentes de Coate. Todos os levitas que sabiam tocar instrumentos musicais”(2 Crônicas 34:12)

Fiel na proclamação da Palavra de Deus – “O profeta que tem um sonho, conte o sonho, e o que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. Pois o que tem a palha a ver com o trigo?”, pergunta o Senhor.” (Jeremias 23:28)

8. Perseverança – Hebreus 12:1

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,”

Perseverança fala de constância, firmeza. Na hora da pressão da batalha somos tentados a desanimar e desistir. A nossa mente enche-se de imagens negativas e as nossas emoções são abaladas. O inimigo não quer que prossigamos, não quer que avancemos, porque ele sempre quer tentar impedir os projetos de YHWH. Os planos de Deus não serão frustrados!

Somos chamados a perseverar:

Na busca a Deus

No esperar em Deus

Na oração

Na prática do bem

Na fé

9. Ousadia – Provérbios 28:1b

“…. mas o justo é ousado como um leão.”

Ousadia fala de coragem, destemor. A Bíblia diz que os covardes herdarão o lago de fogo – a segunda morte. Mas o justo é ousado, intrépido como um leão.

Ousados na pregação (At 19:8 e 28:31), na reprovação ao pecado (Is 58:1; Miquéias 3:8), na oração e guerra espiritual.

Maior é Deus! Jesus já venceu e destronou principados e potestades!

10. Entrega – Salmos 37:5

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará.”

Fazer uma entrega real e deixar Deus dirigir nossas vidas. Permita-me fazer uma pergunta: “Quem tem a última palavra em suas decisões?”

O Senhor quer que lhe entreguemos os fardos, problemas, angústias, como diz a letra de um coro: “Não tenhas sobre ti um só cuidado qualquer que seja. Pois um, somente um, seria muito para ti. É meu, somente meu todo trabalho e o teu trabalho é descansar em Mim.”

Muitas vezes temos dificuldade de fazer esta entrega real porque queremos estar no controle e achamos que podemos resolver da melhor maneira. Lembre-se que Deus é a fonte de toda sabedoria, conhecimento e sabe como resolver cada situação! Rejeitemos este espírito de controle em nossas vidas, em Nome de Jesus.

11. Fé – Hebreus 11:1-6

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

Pois foi por meio dela que os antigos receberam bom testemunho.

Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo se vê não foi feito do que é visível.

Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.

Pela fé Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; “e já não foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado”, pois antes de ser arrebatado recebeu testemunho de que tinha agradado a Deus.

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”

Fé em Deus, Jesus, na Palavra de Deus. Tudo recebemos pela fé: perdão dos pecados, salvação, vida eterna, batismo no Espírito Santo.

Pela fé os santos vivem, ficam firmes, vencem o meundo, são sustentados.

A fé é escudo, proteção contra os dardos inflamados do malign – palavras mentirosas, temores, angústias.

12. Santidade – 1 Pedro 1:14-16 // 1 Tessalonicenses 5:23

“Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.

15 Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, 16 pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”

23 Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

No novo nascimento Deus nos santifica, separa-nos para Si mesmo e coloca em nosso coração a semente da santidade prática. A santificacão é um processo que dura toda a vida. Ter uma experiência diária de separação do pecado para nos conformar com Jesus. Despojamento do velho homem, tomar posse de nossa morte para o pecado, produzir o fruto do Espírito.

CONCLUSÃO

Depois que o altar foi restaurado YHWH se manifestou com fogo respondendo a oração do profeta e demonstrando que só YHWH é Deus e que tem poder para operar no impossível!

Uma vez que o principado foi confrontado e derrotado, Elias vai interceder para trazer a existência a chuva que YHWH disse que iria derramar. Por sete vezes ele intercede, nos ensinando a importância de orar até que vejamos a manifestação do que Deus falou e prometeu. O resultado é uma chuva torrencial!

Amados restauremos o altar de nossas vidas e perseveremos firmes no Senhor, crendo na Sua Palavra, orando ATÉ QUE!

+ Artigos