#100dias – 41 – Santificação Posicional – Parte 2

#100dias – 41 – Santificação Posicional – Parte 2

Postado por em fev 28, 2014 no 100 dias - Plenitude da Unção, Blog

#100dias – 41 – Santificação Posicional – Parte 2

#100DiasDeJejumEOração

DIA 41 (02.03) – A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REDENÇÃO (9)

O ESPÍRITO SANTO SANTIFICANDO (3)

SANTIFICAÇÃO POSICIONAL (2)

Quando recebemos a Cristo, nascemos de novo e somos purificados pelo Seu sangue, lavados, santificados. “Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que Ele não se envergonha de lhes chamar irmãos” (Hebreus 2:11). (conferir 2 Coríntios 5:17-19; Romanos 8:1-13).

Muitos são os textos que demonstram que a SANTIFICAÇÃO É INSTANTÂNEA, no ato do novo nascimento. O Espírito Santo nos batiza no Corpo de Cristo e nos tornamos um com Ele. Deus, o Espírito Santo, colocou-nos em união com Jesus Cristo na salvação. A própria justiça de Deus nos foi imputada (creditada em nossa conta – 2 Coríntios 5:21). Esta é a única forma de sermos separados para Deus. Fomos separados para Ele por nossa fé em Jesus Cristo.

A SEPARAÇÃO DO PECADOR CRENTE COMO PROPRIEDADE DE DEUS E PARA O SEU PROPÓSITO, É ASSOCIADA À ENTRADA DO ESPÍRITO SANTO NO CORPO, QUANDO DA REGENERAÇÃO.

O descrente está espiritualmente morto (Efésios 2:1), alienado da vida de Deus (Efésios 4:18).  Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida” (João 10:10).  Mas como essa vida é recebida? Quando a pessoa recebe o Espírito Santo. Quando fomos redimidos, tornamo-nos participantes da natureza divina” (2 Pedro 1:4).  Deus, Espírito Santo, fez do nosso corpo sua habitação na terra (1 Coríntios 6:19). Jesus prometeu:

“E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem o conhece; mas vós O conheceis, porque habita convosco, e estará em vós” (João 14:16, 17).

No Dia de Pentecoste a promessa foi cumprida e cada pessoa que nasce de novo como filho de Deus, passa a ter o Espírito Santo residindo nela.

NOSSA SANTIFICAÇÃO É COMPLETA

Nossa Santificação Posicional é tão perfeita quanto Cristo é perfeito. Tanto quanto Ele é separado, nós, que estamos nEle, somos separados. É a nossa união vital com Cristo. A Santificação Posicional é tão completa para o crente mais pobre e mais fraco fiel, como o é para o forte e maduro. Nossa Santificação Posicional depende exclusivamente da nossa união e da posição em Cristo. Nesta posição diante do Pai, o crente é justo e aceito diante dEle para sempre.

O autor dos Hebreus vê o crente aceito, perdoado, os pecados expiados pelo sacrifício de Cristo e  santificado. “Temos sido santificados. . . somos santificados” pelo perfeito sacrifício de Cristo feito uma vez por todas (Hebreus 10:10, 29; 2:11; 9:13-14; 10:14; 13:12).  Esta posição nunca muda.

Nossa Santificação Posicional, como afirmada em Hebreus 10:10, é uma ação concluída no tempo passado, com resultados presentes. Agora estamos permanentemente santificados “pela oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.” Cristo satisfez plena, livremente e para sempre todos as exigência da santa lei de Deus contra nós. Deus julgou retamente todos os nossos pecados através da morte de Cristo.

Fomos separados, através do sacrifício do corpo de Cristo, uma vez por todas. Aqui o tempo grego, bem como o contexto torna claro que a Santificação é um fato consumado. Em nenhum lugar na carta aos Hebreus o escritor se refere à Santificação progressiva da vida de um crente. Ele trata-a como o conceito paulino da justificação.

Há uma grande certeza para o crente quando ele descansa sua fé na Santificação, a qual é completada através da morte de Cristo. Estamos em uma nova relação de aliança com Deus, com base no todo suficiente sacrifício expiatório de Jesus Cristo.

Por outro lado, os santos têm um “perfeito” estado na presença de Deus (Hebreus 11:40; 12:23).  Podemos nos aproximar dEle com a plena aceitação adquirida através da morte de Cristo (Hebreus 10:19-22).

NÃO DEVEMOS REJEITAR E CALCAR AOS PÉS O SANGUE QUE NOS SANTIFICOU

A Palavra de Deus adverte-nos a andar em conformidade com a realidade dessa santificação. O autor da carta aos Hebreus mostra a gravidade de se menosprezá-la, dizendo:“De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?” (Hebreus 10:29).

A nossa POSIÇÃO em Cristo e o nosso “CAMINHAR” com Cristo deve sempre ser diferenciado, a fim de evitar confusão e interpretação errada. Quando a Bíblia diz que estamos mortos para o pecado, é uma verdade Posicional. Quando nos exorta a andar no Espírito para não satisfazer os desejos da carne (natureza pecaminosa), não está se referindo à verdade Posicional, mas à verdade experiencial

Todos os crentes são santificados Posicionalmente. No entanto, perfeição sem pecado não será alcançado nesta vida. A glorificação do crente será quando estivermos completos, diante do Pai, em um corpo ressurreto glorificado. Então seremos sem pecado e perfeitos.

Filho (a) de Deus, Ele o (a) separou para um propósito definido. Tal propósito é a perfeita vontade de Deus para sua vida. Esteja absolutamente convencido De que Ele tem um plano maravilhoso para você. O fato de que Ele está em você, na Pessoa do Seu Espírito, é o claro e incontestável ensino da Escritura. O Espírito Santo habita na Igreja de Cristo, tanto corporativamente, como em cada membro, individualmente. (1 Coríntios 6:19).

Isto é Santificação Posicional, e é a porção de cada pessoa regenerada, SUA, PORTANTO.

·      “E se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle” (Romanos 8:9).

·       “E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de Seu Filho, que clama: Aba, Pai” (Gálatas 4:6).

·      Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adopção de filhos, baseados no qual clamamos: Abba, Pai” (Romanos 8:15).

·      “Portanto, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o Seu Espírito Santo” (1 Tessalonicenses 4:8).

·      “Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós” (2 Timóteo 1:14).

ORAÇÃO

Pai, como preciso do Teu auxílio para guardar esse depósito incomparável em meu coração, de forma digna. Não compreendo, mas recebo com reverente temor e gratidão a realidade de que vives em mim, na Pessoa do Teu Espírito, e que tens um maravilhoso plano e propósito para os meus dias sobre a Terra.

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *